Estamos vivendo uma revolução tecnológica e a Inteligência Artificial no Marketing já é algo real. Grandes mentes da nossa época, como Bill Gates, já a classificam como a maior revolução desde os computadores pessoais. Uma mudança destas proporções traz implicações para todas as áreas da nossa vida. Com o mercado do marketing, já propenso a inovações, não é diferente. As coisas estão mudando, e vão mudar muito mais e rapidamente em um futuro próximo. Confira como estas mudanças estão acontecendo no texto abaixo.
Análise de Dados
Apesar de muitos acharem que marketing se baseia em opiniões e achismos, a verdade é que qualquer boa estratégia de marketing parte de uma análise atenta de dados. Mas quantos dados uma pessoa pode analisar? Isso não é um problema para a Inteligência Artificial no marketing pois com a ajuda da tecnologia é possível analisar quantidades enormes de informações para identificar tendências, analisar comportamentos e até realizar testes preditivos. Assim, o marketing pode traçar estratégias com maior chance de sucesso.
Personalização
Em uma época em que todos procuram se destacar, se sentir únicos e exclusivos, a Inteligência Artificial no Marketing tem o poder de entregar experiências personalizadas. Elas podem ir desde a sugestão de produtos ou serviços com base no passado deste consumidor e de pessoas com comportamentos semelhantes, até comunicações personalizadas, valorizando então o relacionamento com este cliente.
Chatbots e Atendimento ao Cliente
Os chatbots são os respondedores automáticos das plataformas digitais como redes sociais ou WhatsApp. Os modelos baseados em IA têm capacidade de aprender com as interações, melhorando sua perfomance conforme são usados. Eles podem responder perguntas frequentes, auxiliar na realização de compras ou marcação de exames. Podem até enviar automaticamente documentos. Como podem funcionar ininterruptamente, oferecem respostas imediatas, a vários clientes ao mesmo tempo, melhorando a experiência do usuário e a retenção da marca.
Automação
Com a Inteligência Artificial no Marketing, tarefas automatizadas podem ser personalizadas, mesmo em grande escala. Ações como o envio de e-mails, cupons, cashbacks, lembretes aos clientes, tudo isso pode ser personalizado em modo escalável. Isso faz com que profissionais criativos se liberem de tarefas operacionais, ganhando mais tempo para tarefas estratégicas.
Branding
No que diz respeito ao branding, a IA oferece um potencial incrível. Através da análise de dados, a IA é capaz de reconhecer os elementos de uma marca que mais ressoam com seu público, o que nos permite ajustes certeiros e velozes. As marcas precisam de consistência para garantir seu fortalecimento e manutenção ao longo do tempo, garantindo uma experiência única para os clientes em todos os pontos de contato. Inegavelmente a IA pode ajudar criando identidades de marca fortes e depois o monitoramento o seu uso, para garantir que as diretrizes sejam seguidas a risca.
Publicidade Programática
A publicidade programática é um dos tipos de publicidade on-line, e com ela o anunciante estabelece parâmetros para comprar e vender anúncios na web, em dispositivos móveis, aplicativos e redes sociais para alcançar seu público no momento correto. Imagine o poder da IA para auxiliar nesta decisão, mostrando os anúncios corretos para as pessoas certas.
Tráfego Pago
A atenção das pessoas está no celular e as redes sociais são um dos grandes motivos para isso. Assim, é natural que os anúncios nas redes sociais tenham crescido tanto nos últimos anos e os grandes colossos deste mercado, como Google e Meta, apresentem números estratosféricos de faturamento. O Google já anunciou que está incorporando na sua plataforma de anúncios, o Google Ads, ferramentas de IA para melhorar a performance de seus anunciantes e se espera que muito em breve, após a desistência do metaverso, que a Meta siga o mesmo caminho.
A IA é uma grande ferramenta que pode auxiliar sua empresa e sua marca a decolarem. Ela é capaz de fornecer insights preciosos para o profissional capacitado a entendê-los, porém ela não substitui a criatividade, a experiência e a sensibilidade de um bom profissional. Ela dá um grande auxílio, e o profissional que não dominar a IA ficará obsoleto, bem como as marcas que não souberem transformar esta tecnologia em estratégias eficazes.
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